Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

http://glamm.blogs.sapo.pt

MASTER CLASS RENÉ FURTERER

image.jpeg

 

Na semana passada assisti à Master Class da René Furterer, com o formador internacional Diego Perez, onde aprendemos como cuidar do nosso cabelo e do couro cabeludo.

 

Para quem não conhece, a René Furterer é pioneira na utilização de óleos essenciais nos tratamentos capilares, e centrada em todo o universo botânico, criou diferentes linhas de produtos para o cabelo, que cobrem todas as suas necessidades.

 

O formador Diego Perez começou logo por destacar a importância de um couro cabeludo saudável, usando o exemplo de uma planta em crescimento numa terra fértil, pois para ser saudável necessita sempre de um solo fértil e cuidado. Então «para ter uma boa colheita, é preciso enriquecer o solo preparando-o, lavrando-o e semeando-o com os melhores produtos.» René Furterer – Paris, 1957. Por isso, cuidar do nosso cabelo não consiste apenas em utilizar um champô adequado, mas também cuidar do nosso couro cabeludo com produtos que tenham um maior poder de penetração do que os champôs.

 

image.jpeg

 

 

Como todos temos diferentes tipos de cabelo, tanto os produtos que usamos como o número de lavagens adequado é sempre consoante as necessidades de cada um. E por isso é tão importante fazermos um diagnóstico capilar. No site da RENÉ FURTERER  podem fazê-lo.

 

O que pude retirar deste workshop, além do conhecimento sobre o meu cabelo e os produtos, foi a importância da massagem e a sua técnica no ritual de tratamento do nosso cabelo, a importância de uma escovagem bem feita, e a desmistificação de alguns mitos, como a frequência com que devemos lavar o cabelo, assim como outras questões interessantes que vou partilhar convosco.

 

 

ESCOVAGEM DO CABELO

 

A escovagem do cabelo é considerada uma etapa primordial para termos um cabelo mais bonito, saudável e com volume, pois elimina poeiras e cabelos em fase de queda, para assim poderem nascer novos cabelos mais fortes e saudáveis. Antes de qualquer cuidado deve-se escovar o cabelo como demonstra a figura, mas sem tocar com a escova no couro cabeludo, para não o irritar. Quanto mais cedo removermos qualquer fio de cabelo "morto", mais cedo crecerá um novo. 

 

image

 

 

LAVAGEM DO CABELO

 

A frequência das lavagens do nosso cabelo depende sempre do tipo de couro cabeludo. Independentemente se a frequência da lavagem é 2 vezes por semana ou todos os dias, o importante é não mantermos o couro cabeludo oleoso ou com sujidade, pois isso pode asfixiar, levar a queda e a um cabelo baço e pouco saudável.

 

 

QUEDA DE CABELO E O RITUAL DE MASSAGEM

 

Agora que estamos numa altura do ano que se fala tanto em queda do cabelo, embora esta ocorra também noutras fases do ano, a René Furterer aconselha um ritual muito específico.

 

Existem dois tipos de queda, a reacional (stress, choque emocional...) e a hormonal (queda progressiva).

Em qualquer uma delas, segundo Diego Perez,  só a ampola e o champô não são suficientes. Para completar o tratamento, temos de estimular o couro cabeludo com um produto que penetre em mais profundidade, ao contrário do champô. Assim além de tonificado também é ativada a microcirculação sanguínea, e fica preparado para receber os outros cuidados. Para isso, a marca criou os óleos essenciais, em que a massagem do couro cabeludo é primordial neste ritual, pois tem uma ação tonificante e estimulante do couro cabeludo.

 

 

image.jpeg

 

 

Para fazermos uma auto-massagem mais eficaz, também podemos seguir estes passos:

 

 

image.jpeg

 

Com os cotovelos apoiados numa mesa, a cabeça caída entre as mãos, massagar lentamente o couro cabeludo  em movimentos rotativos da nuca em direção ao cimo da cabeça. Terminar fazendo pressão com as mãos espalmadas no couro cabeludo.

 

image.jpeg

 

 

DESCAMAÇÃO

 

A descamação (caspa), nem sempre é seca. Pode derivar de um excesso de secura do couro cabeludo, assim como um problema de excesso de oleosidade.

 

 

 

RITUAL DE CUIDADO DO CABELO

 

Resumindo, para termos um cabelo saudável, é aconselhado seguir estas etapas:

 
1. Preparar o couro cabelo antes de lavar com o champô, com a aplicação de óleos essenciais concentrados que penetram em mais profundidade nas camadas da pele, abrindo assim os poros. Estes óleos tonificam o couro cabeludo, fortalecem a raiz, regulam o sebo, estimulam a microcirculação do sangue e reforçam a ação de outros produtos de tratamento.
 
Para esta etapa existem 2 óleos distintos, e qualquer um dos dois deve ser aplicado 1 a 2 vezes por semana:
 
 
Astera Fresh  (couro cabeludo sensível) - com extrato de astera e rica em óleos essenciais frios de menta e de eucalipto, favorece a regeneração celular.
 

astera.jpg

 @René Furterer

 
 
Complexe 5  (couro cabeludo normal) - rico em óleos essenciais de lavanda e laranja, estimula a microcirculação e fortifica o cabelo desde a raiz.
 

complexe5.jpg

 @René Furterer

 
Utilização:
 
Aplicar no couro cabeludo seco,  espalhar o produto em linha com as raízes do cabelo massagando durante uns 5 minutos evitando o contacto com o rosto e os olhos, e fazendo movimentos circulares para cima com os dedos, para estimular a circulação. Depois deixar atuar durante uns 10 minutos, onde poderemos notar uma sensação de calor com o Complex 5 ou sensação de frescura com o Astera.
 
 
Este vídeo demonstra a aplicação:
 

 

 

 

 
 
2. Lavagem com o champô adequado.
 
 
3. Após a lavagem aplicar o tratamento (máscara, tratamento anti-queda...). 

 

 

 

Linha de tratamentos para o cuidado diário:

 

image.jpeg

 

 

CURBICIA (purificante) - couro cabeludo oleoso ou com tendência a oleoso.

 

CARTHAME (hidratação) - cabelos secos.

 

KARITÉ (nutritivo) - cabelos muito secos e danificados.

 

KÉRATINE (ultrareparador) - cabelo ultradanificado.

 

ANTI-QUEDA (antiqueda progressiva e reacional) - resolve os dois tipos de perda de cabelo.

 

TONUCIA (densidade) - cabelos desvitalizados, fracos.

 

MELALEUCA (anti-caspa)- couro cabeludo com caspa.

 

ASTERA (suavizante frescura/ elevada tolerância) - couro cabeludo sensível e irritado.

 

VOLUMEA (volume) - cabelos finos sem volume.

 

OKARA (luminosidade cabelos pintados) - protege e sublima o brilho dos cabelos pintados.

 

LISSEA (alisamento)- cabelos indisciplinados.

 

ACANTHE (redesenhar) - cabelos com caracóis.

 

LUMICIA (luminosidade)- cabelos baços.

 

NATURIA (uso frequente)- todos os tipos de cabelo.

 

 

 

Já conhecia esta marca e estou a utilizar estes produtos, e posso dizer-vos que é uma marca que recomendo.

 

image

 

 

A BLOGGER

14502724_1164487066922669_6664393752752238432_n

PESQUISAR

 

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

TRANSLATE THIS BLOG

FACEBOOK

INSTAGRAM

PARCEIROS

ARQUIVO

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D